Usuários acionam Ministério Público após o cancelamento de linha

Um grupo de usuários de transporte coletivo foi ao Ministério Público pedir providências após a empresa responsável encerrar a linha entre Araranguá e a comunidade de Três Barras, em Morro Grande. A principal reclamação é que cerca de 20 pessoas ficarão isoladas, sem ter como chegar aos locais de trabalho.

Segundo Jocelani Dordette, que utiliza a linha há mais de 10 anos para ir a Araranguá, a empresa avisou do cancelamento com apenas quatro dias de antecedência. “Todo dia tem 17, 18 pessoas indo e voltando, fora mais gente nos outros horários. Em torno de 25 pessoas utilizam o ônibus todos os dias. Hoje já não tem mais ônibus. Tem gente que foi de carona. Tem gente que precisou ir de Sapiranga a Araranguá de bicicleta. Uma linha antiga, com mais de 35 anos”, revela.

Já para o gerente comercial da União, a empresa responsável pela linha, José Luís Plácido, o negócio se tornou inviável devido à baixa demanda. “Nós fizemos um levantamento. A princípio, a paralisação da linha era prevista para o dia 15 de dezembro. Fizemos um mês a mais, a pedido do prefeito de Morro Grande, mas apresentamos os números para ele e mostramos que ficou inviável. temos sete ou oito pessoas fixas, que sempre pegam aquela linha. Estudamos várias alternativas, mas não temos o que fazer. Nunca foi intenção da empresa parar um negócio por parar. Mas ficou inviável”, explica o gerente comercial.

Fonte: DN Sul

Linha do Belchior tem novo itinerário

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Superintendência de Trânsito, informa que os ônibus da Linha Belchior tiveram seu itinerário modificado nas imediações do Loteamento da Margem Esquerda. As mudanças foram realizadas a fim de proporcionar mais segurança aos usuários do Transporte Coletivo Urbano de Gaspar, devido às obras de duplicação da BR-470.

Fonte: Prefeitura de Gaspar

Entenda as mudanças

Os ônibus da linha Terminal x Belchior passaram a entrar na Rua Carlos Roberto Schramm, pelo novo trevo da BR-470. Seguem até a Mercearia localizada no loteamento, retornam até o trevo de acesso e seguem para o Belchior.

Somente no horário das 11h20min o ônibus da não entra na Rua Carlos Roberto Schramm, seguindo direto pela BR-470. Neste caso, os usuários podem permanecer no ônibus e desembarcar no loteamento quando o ônibus retorna para o Terminal.

Na linha Belchior x Terminal, os ônibus entram na Rua Carlos Roberto Schramm e seguem até a Mercearia localizada no loteamento, depois acessam a BR-470 pelo novo trevo de acesso, seguindo para o Terminal.

Fonte: Prefeitura de Gaspar

Ônibus canadense vai a leilão em Gaspar

A Prefeitura Municipal de Gaspar fará o leilão online e presencial de diversos bens inservíveis ao município, e um deles é o famoso ônibus Ford doado pelo Canadá no ano de 1996.

Contamos a história dele na matéria Canadense Gasparense, publicada em 2014. Àquela época ele já estava encostado pois não obteve nenhum interessado no leilão de 2013.

Foto: Leiloeiro Leilões

Foto: Leiloeiro Leilões

Foto: Leiloeiro Leilões

Amanhã (07/02/2018) serão efetivados os lances online e também será realizado um leilão presencial na sede da Diretoria de Trânsito de Gaspar a partir das 9h. Vamos ver se dessa vez o “Fordão” ganha um novo proprietário.

Reunidas renova sua frota em busca de retomar o mercado

A Reunidas enfrenta uma grave crise financeira há quase dez anos. No período entre 2010 e 2015 a empresa adquiriu apenas dois ônibus, o que não significa praticamente nada em meio a uma frota de mais de 300 veículos. Desta forma a idade média de sua frota ficou muito alta, pois possuía dezenas – até centenas – de unidades fabricadas ainda nos anos 1980 e 1990 em operação contínua.

Veículo ano 1997 retirado de circulação com a renovação de frota

No ano de 2015 a empresa vendeu várias de suas linhas; gerando assim alguma entrada significativa em seu caixa para renovar a sua frota. Além disso, houve o acréscimo de alguns veículos arrendados, transferidos para a empresa por algum investidor do estado de São Paulo.

Veículos incorporados a frota

Ao todo foram adquiridos ou arrendados 60 ônibus nos últimos dois anos. Estas unidades foram produzidas entre os anos de 2009 e 2015.

QuantidadeCarroceriaChassis
25Marcopolo Paradiso G7 1200Mercedes-Benz O-500RS
2Marcopolo Paradiso G7 1200Scania K-380
3Marcopolo Paradiso G7 1200Scania K-340
1Marcopolo Paradiso G7 1600 LDScania K-400IB
1Marcopolo Paradiso G7 1600 LDMercedes-Benz O-500RSD Euro V
12Marcopolo Viaggio G7 1050Scania K-310
10Marcopolo Paradiso G6 1550 LDScania K-380
3Marcopolo Paradiso G6 1800 DDScania K-380
3Marcopolo Paradiso G6 1800 DDMercedes-Benz O-500RSD

Alguns dos 60 veículos incorporados à frota. Fotos: Renato de Aguiar

Resultados

Não temos acesso a informações relativas a quantidade de passageiros ou índice de satisfação dos clientes, mas estas 60 unidades incorporadas à frota – ainda que seminovas – trazem uma melhora significativa na confiabilidade da Reunidas. Estes veículos entraram no lugar de ônibus dez ou quinze anos mais antigos, e são muito mais modernos, confiáveis e tecnológicos.

Além de reduzir a quantidade de linhas, com esta grande renovação em sua frota a Reunidas deixou de operar com seus veículos abaixo do ano 2000, pelo menos em linhas longas; o que era muito comum até 2015.

Esperamos poder voltar a ver a Reunidas adquirindo veículos novos, e que ela retome a importância e o respeito que teve até o início dos anos 2000.

Transporte coletivo terá horário especial para o carnaval em Joinville

As empresas concessionárias do transporte público de passageiros de Joinville informam os horários do serviço durante o período de Carnaval.

Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, o transporte coletivo urbano de Joinville irá operar com horário de sábado. No dia 13, terça-feira de Carnaval, os ônibus irão circular com horário especial.

As informações sobre os horários do transporte coletivo podem ser obtidas pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800 47 5001 (a ligação é gratuita), no site onibus.info no navegador do computador, tablet ou smartphone ou nos terminais/estações com os supervisores.

Fonte: A Notícia

Assinada ordem de serviço para o conserto do telhado do Terminal Fonte

Nesta quarta-feira, dia 31, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), assinou a ordem de serviço para conserto do telhado do Terminal Fonte, que teve uma parte da estrutura metálica danificada em virtude da queda de uma árvore.

Os reparos ficarão sob responsabilidade da empresa Di Fatto Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação. O investimento, no valor de R$ 153 mil, será pago com recursos da outorga da concessão do transporte coletivo. O prazo de execução dos serviços é de 90 dias.

Assessora de comunicação: Juliana Damian Silva

Fonte: Seterb

Primeiro veículo da nova Busscar já está em testes

Um dos primeiros veículos produzidos pela Busscar para homologação foi flagrado circulando nas redondezas do parque fabril da empresa, no bairro Costa e Silva em Joinville na tarde de ontem (31/01/2018).

Este veículo foi montado a partir do modelo Busscar Elegance 340, porém deverá ser lançado com outro design e outra nomenclatura.

Até o momento temos informação de que foram montadas duas unidades do Elegance, uma sobre chassis Mercedes-Benz O-500R e outra Scania K-310, mas não conseguimos identificar qual das unidades se trata do veículo flagrado.

Mais dois ônibus para a Prefeitura de Ilhota

Nesta manhã de terça-feira, acompanhado da Secretária Municipal de Educação Andrea Quintino, o Prefeito Municipal Erico de Oliveira, fez questão de receber mais dois ônibus que serão utilizados no transporte da rede escolar pública.

Foto: Prefeitura de Ilhota

O ano letivo em Ilhota conta agora com 5 novos veículos para o transporte escolar, sendo que quatro desses ônibus foram adquiridos com recursos oriundos dos cofres públicos.

“Oferecer segurança e comodidade aos nossos alunos sempre foi uma das nossas principais metas, considerando a importância que a educação de nossas crianças têm para o desenvolvimento do município”, frisou Erico de Oliveira, Prefeito Municipal.

Os veículos zero quilômetro, além de valorizar a segurança e o conforto, também estão atualizados no quesito acessibilidade, possuindo elevador lateral, visando a integração das crianças com necessidades especiais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhota

Há 8 anos – Seterb adia mudanças e Verde Vale continua a passar pelo Centro

A proibição da circulação dos ônibus intermunicipais na área central de Blumenau, prevista para 1º de janeiro de 2010, foi adiada. Segundo a assessoria de imprensa do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, Seterb, os ônibus intermunicipais, incluindo os da Viação Verde Vale, que fazem a linha Ilhota x Gaspar x Blumenau, serão proibidos de circular na área central de Blumenau, porém, somente após a implantação do corredor exclusivo de ônibus. O corredor exclusivo estava previsto para dezembro deste ano, mas sua implantação foi adiada e ainda não tem prazo para início de funcionamento.

Até sua implantação, os ônibus da Verde Vale, e demais ônibus que fazem a linha intermunicipal do médio Vale do Itajaí, continuarão trafegando pela área central da cidade de Blumenau.

Linha Ilhota x Blumenau

Polêmica

As mudanças no sistema de transporte intermunicipal foram anunciadas em meados de outubro deste ano. A notícia causou uma grande mobilização nas cidades do vale, principalmente em Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Indaial, principais cidades ligadas à Blumenau e que têm milhares de estudantes que se dirigem à terra da Oktoberfest para cursar a universidade.

Várias assinaturas foram coletadas em sistema de abaixo-assinado nestas cidades e todas foram entregues ao Seterb, órgão responsável pela implantação das mudanças.

Apesar de confirmada a proibição, o Seterb ainda não possui uma definição sobre como esta mudança será aplicada. “Ainda não foi definido se os ônibus intermunicipais serão interligados aos terminais urbanos ou ao terminal rodoviário. Continuamos discutindo esta questão”, justifica a assessoria de imprensa do órgão.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Vale (10/12/2009)

Comentário

Primeiramente, uma notícia de apenas oito anos normalmente não estaria no momento de ser ‘relembrada’ nesta seção. Isto se não houvessem acontecido tantas mudanças no transporte coletivo na região do Vale do Itajaí desde então.

Faixa exclusiva na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio) em Blumenau, local compartilhado entre ônibus municipais e intermunicipais.

No término de 2017 já não se fala mais em proibição para os intermunicipais, e o planejamento que havia para os corredores de ônibus e estações de pré-embarque já não é mais o mesmo que havia anteriormente na cidade de Blumenau. Nos últimos oito anos não tivemos nenhuma evolução significativa no que diz respeito ao transporte coletivo – muito pelo contrário – e o projeto da integração metropolitana ficou na ‘geladeira’.

Sobre a proibição da circulação de intermunicipais no Centro, de fato poderia ter sido efetiva, desde que fosse qualificado o transporte urbano em Blumenau, através de maior qualidade no sistema como um todo (veiculos, estrutura, integração tarifária, entre outros).

Como no momento atual o transporte coletivo na região perde passageiros dia após dia; e nesta região metropolitana Blumenau é quem dita as regras, aguardemos os próximos capítulos para descobrir até quando o sistema atual irá resistir.

A Busscar está de volta!

Foto: Ônibus de Joinville e Região

Foram vistos dois exemplares 0km do modelo Elegance 360 na cor branca, um com chassi Mercedes-Benz e outro com chassi Scania. Há também um chassi Volvo, mas este não está encarroçado ainda. A Volkswagen ainda não enviou um chassi para homologação.

A Carbuss/Busscar fabricará ônibus rodoviários nas versões 340, 360, 380, 400 e DD, sendo que o carro chefe será a versão 360. Quanto ao nome, ainda não está definido, poderá ser Elegance, Jum Buss ou algo completamente novo. A carroceria definitiva já está pronta, inclusive há uma maquete na empresa.

A nova Busscar respeita a história da antiga, tanto que resgatou um Nielson Urbanus bem especial, justamente o primeiro carro que saiu da linha de montagem em 1987. Este veículo está exposto na frente da fábrica com luzes de Natal e o nome Busscar escrito.

A nova empresa já conta com funcionários de alto escalão e a intenção é que o lançamento seja o mais breve possível com direito a um cerimonial de abertura da empresa.

Foto: Ônibus de Joinville e Região

Obs.: As fotos ganharam emoticons para proteger a identidade das pessoas presentes. A publicação das fotos e do texto foram gentilmente cedidas pela equipe da página Ônibus de Joinville e Região.

Fonte: Ônibus de Joinville e Região

1 2 3 41