Há 8 anos – Seterb adia mudanças e Verde Vale continua a passar pelo Centro

A proibição da circulação dos ônibus intermunicipais na área central de Blumenau, prevista para 1º de janeiro de 2010, foi adiada. Segundo a assessoria de imprensa do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, Seterb, os ônibus intermunicipais, incluindo os da Viação Verde Vale, que fazem a linha Ilhota x Gaspar x Blumenau, serão proibidos de circular na área central de Blumenau, porém, somente após a implantação do corredor exclusivo de ônibus. O corredor exclusivo estava previsto para dezembro deste ano, mas sua implantação foi adiada e ainda não tem prazo para início de funcionamento.

Até sua implantação, os ônibus da Verde Vale, e demais ônibus que fazem a linha intermunicipal do médio Vale do Itajaí, continuarão trafegando pela área central da cidade de Blumenau.

Linha Ilhota x Blumenau

Polêmica

As mudanças no sistema de transporte intermunicipal foram anunciadas em meados de outubro deste ano. A notícia causou uma grande mobilização nas cidades do vale, principalmente em Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Indaial, principais cidades ligadas à Blumenau e que têm milhares de estudantes que se dirigem à terra da Oktoberfest para cursar a universidade.

Várias assinaturas foram coletadas em sistema de abaixo-assinado nestas cidades e todas foram entregues ao Seterb, órgão responsável pela implantação das mudanças.

Apesar de confirmada a proibição, o Seterb ainda não possui uma definição sobre como esta mudança será aplicada. “Ainda não foi definido se os ônibus intermunicipais serão interligados aos terminais urbanos ou ao terminal rodoviário. Continuamos discutindo esta questão”, justifica a assessoria de imprensa do órgão.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Vale (10/12/2009)

Comentário

Primeiramente, uma notícia de apenas oito anos normalmente não estaria no momento de ser ‘relembrada’ nesta seção. Isto se não houvessem acontecido tantas mudanças no transporte coletivo na região do Vale do Itajaí desde então.

Faixa exclusiva na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio) em Blumenau, local compartilhado entre ônibus municipais e intermunicipais.

No término de 2017 já não se fala mais em proibição para os intermunicipais, e o planejamento que havia para os corredores de ônibus e estações de pré-embarque já não é mais o mesmo que havia anteriormente na cidade de Blumenau. Nos últimos oito anos não tivemos nenhuma evolução significativa no que diz respeito ao transporte coletivo – muito pelo contrário – e o projeto da integração metropolitana ficou na ‘geladeira’.

Sobre a proibição da circulação de intermunicipais no Centro, de fato poderia ter sido efetiva, desde que fosse qualificado o transporte urbano em Blumenau, através de maior qualidade no sistema como um todo (veiculos, estrutura, integração tarifária, entre outros).

Como no momento atual o transporte coletivo na região perde passageiros dia após dia; e nesta região metropolitana Blumenau é quem dita as regras, aguardemos os próximos capítulos para descobrir até quando o sistema atual irá resistir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *