Coletivo Volkmann
Município | Serviço | Situação | Período |
---|---|---|---|
Pomerode/SC | Urbano Intermunicipal | Ativa | 1925 – Presente |
Histórico
Ernesto Volkmann era um marceneiro que se preocupava com o bem-estar da comunidade e prezava pelo progresso da região. Dessa forma, no ano de 1925 resolveu implantar um sistema de transporte coletivo que fazia linha do bairro de Testo Rega até o Centro de Blumenau. Comprou seu primeiro caminhão de marca Chevrolet. A esse caminhão, Ernesto adaptou uma carroceria simples, aberta e coberta com uma lona. Os bancos eram feitos de madeira, material utilizado também em toda a carroceria. No início eram apenas duas viagens semanais – operadas às terças e sextas-feiras – com saída de Testo Rega às 7h e retorno às 14h.
Para melhorar o atendimento aos passageiros, Ernesto vendeu seu caminhão e comprou um chassi novo. Adaptou a ele uma carroceria maior, fechada com toldo e lona, e uma meia porta lateral para cada banco. No lugar das janelas, existiam lonas que podiam ser enroladas e presas na parte superior da carroceria.
Em 1936 vendeu sua marcenaria, adquirindo então uma propriedade na localidade de Testo Rega, onde atualmente se localiza a Volkmann. Fixou residência juntamente com sua família, otimizando a logística de seu negócio. Em 1941, contando com dois ônibus mais modernos, denominou sua pequena empresa de Auto Viação Rio do Testo. Nessa época, os ônibus já circulavam diariamente.
Foi então que atravessou uma enorme crise. Devido à Segunda Guerra Mundial, a gasolina teve de ser racionada, então Ernesto adaptou um aparelho de gasogênio em seu ônibus. Em cima do ônibus havia um bagageiro para o transporte de lenha para abastecer o aparelho. O cobrador não tinha folga, pois precisava preencher uma lista com os nomes dos passageiros e com o número dos seus documentos para apresentar essa lista à polícia, que ficava na Ponte do Salto, em Blumenau. Ao retornar para Pomerode, essa lista precisava mais uma vez ser apresentada ao delegado local para que liberasse a continuação da viagem. Com o fim da guerra, tudo voltou a se normalizar. O gasogênio e a lenha puderam ser substituídos novamente pela gasolina e óleo diesel.
O filho mais novo de Ernesto – Reimundo – auxiliava seu pai como o responsável pela reforma e manutenção em geral dos ônibus. A filha Irene, atuava como cobradora nas linhas de transporte, além de ajudar seu pai nas transações financeiras do caixa interno da empresa. Waldemar e Herbert atuavam como motoristas, juntamente com seu pai.
Em 12 de maio de 1959, Ernesto fundou a Empresa de Transporte Coletivo Volkmann, juntamente com seus filhos e sócios Waldemar e Reimundo. A mudança da razão social deu-se pela emancipação do município de Pomerode – antes pertencente a Blumenau – e ao ingresso de dois de seus filhos como sócios do negócio, apesar de já trabalharem com o pai desde criança.
Frota
Ativos
Urbano
Os veículos listados a seguir atuam no transporte urbano de Pomerode.
Prefixo | Carroceria | Chassi | Placa | Ano | Observações | Município |
---|---|---|---|---|---|---|
32 | Nielson Diplomata 310 | Mercedes-Benz OF-1313 | GLH3384 | 1985/1986 | Ex-MG | Pomerode/SC |
34 | Nielson Diplomata 310 | Mercedes-Benz OF-1313 | LWW7296 | 1986/1987 | – | Pomerode/SC |
40 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | MAE0198 | 1977/1977 | – | Pomerode/SC |
46 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | MCP3610 | 1978/1979 | – | Pomerode/SC |
48 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | MAG2089 | 1973/1973 | – | Pomerode/SC |
52 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | MCP3580 | 1980/1980 | – | Pomerode/SC |
54 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | MCP3570 | 1980/1981 | – | Pomerode/SC |
66 | Nielson Diplomata 2.40 | Fiat 140 OD | LZT2448 | 1980/1980 | – | Pomerode/SC |
68 | Nielson Diplomata 2.40 | Fiat 140 OD | MBC4618 | 1980/1981 | – | Pomerode/SC |
84 | Nielson Diplomata 2.40 | Mercedes-Benz LPO-1113 | LZK2027 | 1977/1977 | – | Pomerode/SC |
102 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1318 | LZF2522 | 1989/1989 | – | Pomerode/SC |
104 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1318 | LZK6534 | 1989/1990 | – | Pomerode/SC |
108 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1318 | MAE0188 | 1990/1991 | – | Pomerode/SC |
112 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1618 | LZF2512 | 1993/1993 | – | Pomerode/SC |
114 | Busscar Urbanus II | Mercedes-Benz OF-1620 | LXA1436 | 1995/1995 | – | Pomerode/SC |
134 | Comil Svelto III | Mercedes-Benz OF-1318 | IGC5437 | 1996/1997 | Ex-RS | Pomerode/SC |
136 | Comil Svelto III | Mercedes-Benz OF-1318 | IGC5442 | 1996/1997 | Ex-RS | Pomerode/SC |
Intermunicipal
Os veículos listados a seguir atuam no transporte intermunicipal entre as cidades de Blumenau e Pomerode. A base operacional fica em Pomerode, onde a Volkmann também é responsável pelo transporte coletivo urbano.
Prefixo | Carroceria | Chassi | Placa | Ano | Observações | Município |
---|---|---|---|---|---|---|
116 | Marcopolo Allegro GV | Mercedes-Benz OF-1620 | LZE1050 | 1995/1995 | – | Pomerode/SC |
118 | Marcopolo Allegro GV | Mercedes-Benz OF-1620 | LZB7729 | 1996/1996 | – | Pomerode/SC |
120 | Marcopolo Allegro GV | Mercedes-Benz OF-1620 | LYW4486 | 1997/1997 | – | Pomerode/SC |
122 | Marcopolo Allegro GV | Mercedes-Benz OF-1620 | LZB4877 | 1997/1997 | – | Pomerode/SC |
128 | Marcopolo Torino 1999 | VolksBus 16-210 CO | MCF1012 | 2001/2001 | – | Pomerode/SC |
132 | Marcopolo Torino 1999 | VolksBus 17-210 OD | MBY8117 | 2001/2002 | – | Pomerode/SC |
138 | Marcopolo Viale | Mercedes-Benz OF-1721 | LNI7921 | 2001/2001 | Ex-RJ | Pomerode/SC |
140 | Marcopolo Viale | Mercedes-Benz OF-1721 | LNI7937 | 2001/2001 | Ex-RJ | Pomerode/SC |
142 | Busscar Urbanuss Pluss | VolksBus 17-240 OT | CYN8196 | 2001/2001 | Ex-SP | Pomerode/SC |
144 | Marcopolo Viale | VolksBus 17-230 EOD | MHR8952 | 2007/2007 | – | Pomerode/SC |
146 | Marcopolo Viale | VolksBus 17-230 EOD | MHR8902 | 2007/2007 | – | Pomerode/SC |
148 | Marcopolo Torino 2007 | VolksBus 17-230 EOD | MID8856 | 2010/2010 | – | Pomerode/SC |
150 | Caio Apache Vip III | Mercedes-Benz OF-1721 BT5 | LMB5261 | 2014/2014 | Ex-Pendotiba 2.1.150 (RJ) | Pomerode/SC |
152 | Marcopolo Torino 2007 | VolksBus 17-230 EOD | MID8676 | 2010/2010 | – | Pomerode/SC |
154 | Caio Apache Vip III | Mercedes-Benz OF-1721 BT5 | LRI3702 | 2014/2014 | Ex-Pendotiba 2.1.147 (RJ) | Pomerode/SC |
156 | Marcopolo Torino 2014 | Mercedes-Benz OF-1721 BT5 | KQR1983 | 2014/2014 | Ex-Braso Lisboa A29049 (RJ) | Pomerode/SC |
158 | Marcopolo Torino 2014 | Mercedes-Benz OF-1721 BT5 | LTD5767 | 2014/2014 | Ex-Braso Lisboa A29117 (RJ) | Pomerode/SC |
160 | Marcopolo Torino ‘Plus’ | Mercedes-Benz OF-1726L BT6 | SXC6F57 | 2024/2025 | – | Pomerode/SC |
Desativados
Devido à escassez de informações, alguns veículos podem não estar catalogados pelo Mundo Ônibus. Seguimos em busca de novos dados através de imagens, documentos e registros históricos.
Prefixo | Carroceria | Chassi | Placa | Ano | Observações | Município |
---|---|---|---|---|---|---|
06 | Catelli & Hennemann | GM Coach | MML1948 | 1948/1948 | – | Joinville/SC |
106 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1318 | LZT4516 | 1990/1990 | – | Pomerode/SC |
110 | Busscar Urbanus | Mercedes-Benz OF-1318 | MCP3730 | 1992/1992 | – | Indaial/SC |
124 | Busscar Urbanuss | VolksBus 16-210 CO | MBJ1678 | 1999/1999 | – | Ascurra/SC |
126 | Busscar Urbanuss | VolksBus 16-210 CO | MBJ7468 | 1999/1999 | – | Lontras/SC |
130 | Marcopolo Torino 1999 | VolksBus 17-210 OD | MCB8239 | 2001/2002 | – | Ascurra/SC |