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Novo ônibus na frota da Toni Tour

A Toni Tour acaba de ampliar sua frota com um ônibus urbano. Fundada em Gaspar há sete anos, presta serviços de fretamento para diversas empresas da região. Este é o quinto ônibus de sua frota.

Imagem: Samuel Lemes

O veículo possui carroceria Comil Svelto e chassi Mercedes-Benz OF-1722M. Tem três portas e configuração urbana com elevador para cadeirantes.

Imagem: Samuel Lemes

Este é um dos dez ônibus trazidos pela Coletivos Safira no início de 2021 para operar no transporte urbano de Gaspar. Foi retirado de operação menos de dois meses depois devido a baixa demanda e agora incorporado à frota da Toni Tour.

Os outros nove veículos do lote foram devolvidos aos proprietários no Paraná.

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Nova empresa no transporte coletivo de Gaspar

Exatamente um ano após a contratação da Coletivo Safira, a Prefeitura de Gaspar acaba de assinar o contrato com a Expresso Presidente Getúlio. A empresa funciona desde 1972 e possui sede na cidade de Presidente Getúlio. O contrato tem prazo de um ano, prorrogável se necessário.

Imagem: Diego Lip

O contrato de prestação de serviços foi assinado na segunda-feira (21/06). O documento prevê que a contratada entre em atividade em até quinze dias. Sendo assim, a Presidente deve entrar em operação até 06/07/2021.

O edital teve quatro empresas interessadas – Hodiérna, Transpiedade, Melissatur e Presidente – sendo que no dia da abertura dos envelopes a empresa Hodiérna foi eliminada devido a falta de alguns documentos solicitados.

Tarifa

O valor da tarifa paga pelo usuário será definido pela Prefeitura, mas no momento deverá permanecer o mesmo (R$ 4,30 e R$ 4,50 para as tarifas antecipada e embarcada, respectivamente).

Neste modelo de contrato híbrido (assim denominado pela Prefeitura) nada muda para a empresa se o valor da passagem aumentar ou diminuir, visto que seu faturamento já está garantido independente da quantidade de passageiros pagantes. Deverá, porém, cumprir integralmente os horários conforme solicitados na assinatura do contrato.

Subsídios

A Prefeitura de Gaspar estará subsidiando a empresa. O valor solicitado pela contratada foi o menor entre as interessadas e ficou em R$ 7,32 por quilômetro rodado. A tabela de linhas totaliza 84 mil quilômetros mensais. Dessa forma, o faturamento da empresa ao longo de um ano de contrato será de R$ 7.378.560,00.

A diferença entre o valor arrecadado com as passagens e o valor solicitado pela empresa será custeada pela municipalidade e pago quinzenalmente.

A empresa arcará com os seus custos diretos e a Prefeitura será responsável pela manutenção e conservação do Terminal Urbano.

Imagem: Alexandre Francisco Gonçalves

Frota

No edital foi solicitada a frota de 22 ônibus. Todos os veículos devem ter a mesma identidade visual, para padronizar a frota e deixar o serviço mais organizado. A idade máxima permitida é de dez anos e a idade média deverá ser menor de cinco anos.

Penalidades

O contrato firmado entre a Prefeitura de Gaspar e a Expresso Presidente prevê severas penalidades para a empresa em caso de descumprimento. Possivelmente essas penalidades foram adicionadas ao contrato para evitar o que ocorreu com a Coletivo Safira em abril de 2020, quando a empresa reduziu horários e linhas de maneira unilateral.

Nos próximos dias traremos mais informações a respeito do início das operações da Expresso Presidente em Gaspar.

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Após 13 anos, Catarinense receberá novos ônibus Busscar

A Auto Viação Catarinense está prestes a receber as unidades iniciais de sua primeira encomenda de veículos Busscar após 13 anos.

Imagem: Vinícius Petris

O lote será composto por 32 unidades de ônibus double deckers, modelo Busscar Vissta Buss DD. O chassi utilizado será o Scania K-440IB na versão de quatro eixos.

A última aquisição da Catarinense junto a Busscar ocorreu no ano de 2008, quando a empresa recebeu 24 unidades do modelo Busscar Elegance 360 com chassis Volvo B9R, Volvo B12R e Scania K-380.

Imagem: Lucas Amorim

A partir de 2008, a Busscar enfrentou uma grave crise financeira que ocasionou sua falência. Após cinco anos com a fábrica fechada a Busscar foi adquirida por outro grupo empresarial. A partir de então, a empresa reestruturou a linha de produtos e começou a atender aos primeiros pedidos. Nos últimos meses a Busscar vêm aumentando sua participação no mercado, voltando a atender aos maiores frotistas.

Em breve poderemos ver esses veículos rodando pelas estradas do sul e sudeste do Brasil.

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Redução de linhas em Gaspar

Em 8 de abril a Coletivo Safira anunciou o cancelamento de linhas e a desistência de utilizar o Terminal de Gaspar. Nove linhas foram afetadas, totalizando 156 horários nos dias úteis.

Coletivo Safira cancela linhas e deixa de utilizar o Terminal de Gaspar

Os principais bairros afetados foram Sete de Setembro, Belchior, Águas Negras, Figueira, Arraial, Gaspar Mirim, Macucos e Sertão Verde.

A decisão foi tomada pela empresa em virtude da baixa demanda desde o início do ano letivo.

A Prefeitura de Gaspar notificou a empresa no dia seguinte. De acordo com a Prefeitura, “a contratada foi informada de que não é permitido, pelo contrato, que tome decisões quanto ao cancelamento ou mudança de linhas pré-estabelecidas.”

Apesar da notificação, a Coletivo Safira ainda não retornou com as linhas. Conforme a Prefeitura, foi aberto um processo administrativo. Este processo poderia gerar multa ou suspensão do contrato emergencial.

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BluMob reduz a frota

A BluMob – operadora do transporte coletivo em Blumenau – retirou 30 ônibus de sua frota na última semana. O encolhimento ocorre devido a redução na demanda causada pela COVID-19.

Em meados de 2020, a empresa já havia retirado 15 ônibus de operação. Dessa forma, a cidade de Blumenau perdeu 45 veículos do transporte coletivo desde o início da pandemia.

Um dos 45 veículos retirados de operação pela BluMob em Blumenau

A BluMob faz parte de um grande grupo empresarial ligado ao transporte coletivo. Como os ônibus retirados de Blumenau são quase novos, serão aproveitados para renovar as frotas de outras empresas do grupo localizadas no estado de São Paulo.

Atualmente a BluMob possui uma frota de 191 veículos.

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Reforço na frota da Coletivo Safira

A Coletivo Safira acaba de reforçar sua frota com pelo menos dez ônibus. Os veículos são seminovos e chegaram à garagem da empresa em meados de fevereiro.

Um dos ônibus trazidos pela Safira para reforçar a frota

Operando uma frota de nove ônibus desde meados de 2020 – sendo sete unidades transferidas pela Verde Vale – a Safira precisou ajustar a sua frota devido ao retorno das aulas presenciais.

Verde Vale

Operando também com uma frota de nove ônibus, a Verde Vale utiliza frequentemente alguns coletivos da Safira para as rotas intermunicipais.

Com a chegada destes veículos para a Safira, a expectativa é de que a Verde Vale retome alguns de seus ônibus cedidos para o início das operações em 2020.

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Detalhes sobre a operação da Safira em Gaspar

A Coletivos Safira assumiu as operações do transporte coletivo de Gaspar. O serviço será iniciado na próxima segunda-feira (22/06/2020).

Valores

O valor da passagem será de R$ 4,30 para pagamento através de cartão e de R$ 4,50 para pagamento em dinheiro.

O passe escolar terá custo de R$ 2,15 a partir do retorno das aulas na cidade.

Linhas

Houve um enxugamento nas linhas municipais de Gaspar e – por tempo indeterminado – a Safira terá uma operação conjunta com a Verde Vale.

As linhas municipais Bela Vista, Lagoa e Pocinho serão operadas em conjunto com as intermunicipais Gaspar x Blumenau, Gaspar x Baú e Gaspar x Ilhota, respectivamente. Lembrando que as linhas intermunicipais tiveram seu trajeto alterado e passarão a atender a partir do Terminal Rodoviário.

Na prática isto quer dizer que em alguns horários – ou quase todos – os passageiros que desejarem ir do Terminal Urbano ao Bela Vista, por exemplo, utilizarão o ônibus da linha Gaspar x Blumenau que sairá do Terminal Rodoviário.

Horários

As tabelas de horários para dias úteis e finais de semana foram divulgadas através da Prefeitura de Gaspar e estão disponíveis a seguir.

Medidas de segurança

A liberação das atividades de transporte coletivo possui uma série de restrições e obrigações por parte de empresas, funcionários e usuários.

Para usuários e trabalhadores será obrigatório o uso de máscaras e será disponibilizado álcool em gel nos ônibus e no Terminal.

Os ônibus poderão circular com capacidade máxima de 60% e serão higienizados ao término de cada viagem.

Opinião

Ainda não foi divulgado se a operação conjunta entre Coletivo Safira e Verde Vale será somente nesse período de pandemia ou se prosseguirá após a normalização das atividades na região.

Independente de concessões estaduais ou municipais, a unificação de algumas linhas busca reduzir os custos das empresas operadoras e – consequentemente – dos usuários do transporte.

Ficamos no aguardo da nova operação para poder trazer uma melhor análise sobre o assunto.

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Linhas da Verde Vale utilizarão Terminal de Gaspar

A partir da próxima segunda-feira (22/06/2020) será retomado o transporte intermunicipal ligando Blumenau, Gaspar e Ilhota. O serviço está fora de circulação desde 18/03/2020.

A Verde Vale modificou o trajeto de suas rotas, utilizando a partir de agora o Terminal Rodoviário de Gaspar como início e término das linhas.

Linhas intermunicipais

Exceto a linha Blumenau x Baú, as demais linhas da Verde Vale utilizarão o Terminal Rodoviário de Gaspar como ponto de partida e chegada. Com isso a tradicional linha Blumenau x Ilhota está extinta.

Portanto, as linhas que permanecem em operação são Gaspar x Blumenau, Gaspar x Ilhota e Gaspar x Baú – ambas saindo e chegando no Terminal Rodoviário de Gaspar – além da linha Blumenau x Baú, que passa pela BR-470. Lembrando que Blumenau x Baú ainda não será retomada.

Confira abaixo a tabela de horários disponibilizada pela Verde Vale.

Opinião

Essa modificação já deveria ter sido implementada há muitos anos.

Desde os tempos de Viação Do Vale – posteriormente Coletivo Caturani – havia a reclamação de que a Verde Vale retirava clientes das operadoras urbanas através de suas linhas intermunicipais.

A Coletivo Safira – nova empresa de transporte urbano – pertence ao mesmo grupo empresarial da Verde Vale. Em conjunto com a Prefeitura de Gaspar optou-se por utilizar o Terminal Rodoviário para o início e término das linhas.

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Decadência do transporte coletivo urbano

A demanda pelo transporte coletivo urbano vem sendo reduzida nos últimos anos. Mesmo analisando a realidade de Santa Catarina, isso parece se repetir em todo o país.

O mercado vai mudando e evoluindo constantemente.

Empresas tradicionais – principalmente – acabam tendo dificuldades em se adaptar a diferentes situações devido a estrutura administrativa engessada.

O poder concedente também não se adapta a realidade, muitas vezes exigindo das empresas o cumprimento de horários e linhas sem demanda.

Estrutura

Terminais

Quando o assunto é infraestrutura, certamente o Brasil está muito atrasado. Estamos falando da falta de estradas, portos, aeroportos, ferrovias e tudo mais. Mas para não fugir do assunto principal, vamos falar somente em estruturas relacionadas ao transporte coletivo.

Já estive em diversos terminais do Vale do Itajaí e pude observar que na maioria deles o usuário não possui nem banheiro adequado e limpo para utilizar.

Um espaço desses precisa ter uma estrutura mínima para que o usuário se sinta confortável enquanto aguarda sua conexão. Bancos, lixeiras, banheiro adequado e segurança são o mínimo que precisa ser oferecido ao usuário.

Pontos de ônibus

Em relação aos pontos de ônibus, não adianta enfeitar, fazer as laterais de vidro e tal. Quinze dias já são suficientes para que os vândalos acabem com tudo.

Precisam fazer algum modelo de concreto – pré-moldado – trazer com guindaste e fixar no local. É o simples, somente isso.

Precisa ter iluminação adequada a noite e manutenção preventiva. Cansei de pegar ônibus em locais escuros, com teias de aranhas e goteiras.

Ônibus

Em um sistema de transporte o que menos importa é o ônibus. Claro que o veículo precisa estar em condições de uso e oferecer segurança aos passageiros. Mas avaliá-lo somente pelo seu ano de fabricação não é nada interessante.

O pessoal que curte ônibus vai ficar bravo comigo, mas também não adianta colocar um ônibus de motor traseiro – mais confortável, porém mais caro – para operar em um sistema mal estruturado.

É fundamental conhecer o sistema de transporte coletivo e adequar a frota ao serviço oferecido. Cada modelo de ônibus possui sua especificidade e aplicação e essas informações precisam ser respeitadas.

Não parece tão difícil, mas geralmente os três parágrafos anteriores não fazem parte da política de empresas e órgãos governamentais.

Tecnologia

Nem todos os usuários do transporte coletivo possuem celular e estão conectados na internet. Mas nos dias de hoje é impossível imaginar um bom sistema de transporte coletivo sem a utilização de aplicativos para consulta de horários e compra de passagens.

Existem excelentes sistemas disponíveis no mercado, mas deveriam ser unificados entre si e melhor alimentados para disponibilizar a informação correta ao usuário.

Não conheço ninguém que goste de ficar ‘plantado’ esperando um ônibus. Através de aplicativo – entre outras funções – o usuário pode acompanhar seu ônibus em tempo real.

Conclusão

Os problemas apontados nesse pequeno texto não são tantos assim. Em breve vou falar de outros. Mas são falhas que fazem com que o usuário perca a confiança e paciência com o transporte coletivo.

Hoje está mais fácil ter moto ou carro e o passageiro não é mais ‘refém’ do ônibus como foi no passado. Dessa forma, é bem mais fácil ele simplesmente abandonar o ônibus e colocar nas ruas mais um veículo de uso individual, enchendo ainda mais os centros urbanos.

Não há nada fora da realidade ou que não seja possível resolver com um pouco de planejamento e direcionamento. É preciso enxergar a realidade, perceber o que o consumidor quer e fazer as coisas de maneira simples.

Não é tão difícil.

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Impactos da COVID-19 no transporte coletivo de Santa Catarina

Nos últimos três meses, o funcionamento de toda a sociedade foi alterado drasticamente devido a pandemia de coronavírus.

Isso não é novidade pra ninguém. Basta abrir qualquer site de notícias na internet que todas as informações estarão lá, de forma clara e – quase sempre – parcial.

Como o próprio título descreve, nessa matéria serão apresentados os impactos gerados para as empresas, passageiros e demais interessados no transporte coletivo no Vale do Itajaí.

A circulação de ônibus urbanos, intermunicipais, interestaduais e internacionais está suspensa em Santa Catarina desde 18/03/2020.

Urbanos

Blumenau

A BluMob está praticamente fora de operação, utilizando somente quatro ônibus da frota para executar as linhas da saúde.

A previsão é de que o transporte coletivo retorne em 15/06/2020. Ainda assim, restrições serão aplicadas, tais como a testagem de todos os profissionais, lotação máxima de 60% nos ônibus, entre outros.

Brusque

O transporte coletivo – operado pelo Nosso Brusque – será retomado em 08/06/2020 seguindo protocolos bastante claros estabelecidos pela autoridade municipal.

A capacidade máxima de cada veículo será igual ao número de assentos, ou seja, os passageiros deverão viajar sentados. Além disso, será obrigatório manter seus pertences – bolsas, por exemplo – no colo, efetuar o pagamento através de cartão, manter todas as janelas abertas, entre outros.

As medidas adotadas na cidade são um pouco diferentes de outros municípios da região, mas parecem ser mais claras e objetivas. A Prefeitura de Brusque já tinha o retorno do transporte coletivo planejado há algum tempo, por isso as medidas já estão melhor definidas.

Gaspar
A Coletivo Caturani encerrou suas atividades

A Coletivo Caturani operava o transporte urbano desde 2016, mas em meio a pandemia demitiu todos os seus funcionários. O contrato emergencial venceu no final de março.

O transporte coletivo será retomado em 22/06/2020 e será operado pela Safira. A empresa operará sob contrato emergencial válido por 180 dias, prorrogável ao término desse período.

Rio do Sul

A Ônibus Circular voltará a atender no dia 08/06/2020. Assim como as demais cidades, medidas sanitárias serão adotadas para a segurança dos usuários e trabalhadores.

Intermunicipais

O transporte intermunicipal deverá ser retomado em 22/06/2020 no Médio Vale. A retomada ocorrerá conforme decisão conjunta da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí). Os principais membros da AMMVI são Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.

No Alto Vale, os serviços intermunicipais serão retomados gradativamente a partir de 08/06/2020.

No Litoral, Balneário Camboriú é uma das cidades onde o serviço intermunicipal será retomado em 08/06/2020.

Em todos os casos, medidas sanitárias serão adotadas pelos municípios para evitar a disseminação do coronavírus.

Interestaduais, Internacionais e Turismo

O transporte coletivo segue suspenso pelo menos até 02/08/2020 para linhas interestaduais e internacionais, bem como para fretamento e turismo.

Empresas e lideranças temem pelos prejuízos financeiros para esses setores, porém no momento se encontram sem outra solução já que as autoridades precisam continuar o combate ao coronavírus.