Sinalização precária no corredor de ônibus da Rua Itajaí
Há algum tempo aderi ao ciclismo como forma de melhorar a saúde física e mental. Um dos trechos que mais utilizo – especialmente aos finais de semana – é a Rua Itajaí no trajeto entre Bela Vista e Centro (claro, é pra isso que esta via serve). Além deste trecho, também costumo utilizar os corredores das ruas Amazonas, São Paulo e Engenheiro Paul Werner, os dois últimos com menor frequência.
Corredor de ônibus não é lugar para ciclista. Ainda assim, em muitas ocasiões opto por utilizá-lo por conta de sua ociosidade aos finais de semana devido a menor frequência das linhas do transporte coletivo. De todo modo – por estar fora de uma ciclofaixa ou ciclovia – é fundamental ao ciclista observar e dar a preferência para veículos maiores que transitem pelo corredor.
Voltando à Rua Itajaí
Por diversas vezes, vejo veículos de passeio utilizando o corredor da Rua Itajaí como pista de rolamento. Isto acontece em outras vias exclusivas de Blumenau, mas me parece mais comum naquela via em específico. Mesmo assim, nunca parei para conferir a sinalização. Por ser perto de casa e utilizar a via frequentemente, os detalhes acabam passando despercebidos.
Resolvi me atendar a este detalhe e, para minha surpresa (na verdade eu já imaginava), notei que a sinalização está precária neste local. A via possui apenas duas placas bem discretas indicando o corredor exclusivo ao longo dos quase 1,5km de extensão.



Penso agora em três questões:
- É impossível adivinhar que aquele é um espaço exclusivo para transporte coletivo.
- Esta situação abre precedentes para condutores trafegarem sobre o corredor e recorrerem de eventuais infrações de trânsito.
- Motoristas que me xingaram por transitar de bicicleta sobre o corredor achando que eu estava ‘na pista de rolamento’.



Esqueceram?
A via foi revitalizada há cerca de três anos, com alteração no posicionamento de caixas coletoras e substituição da pavimentação asfáltica. Também recebeu novas calçadas e alguns bolsões de estacionamento. Por se tratar de um dos mais importantes corredores de serviço na cidade, a obra foi bastante aguardada pela comunidade e foi executada com certa rapidez para minimizar os impactos econômicos. Toda a sinalização foi executada, mas a parte que se refere ao corredor exclusivo parece ter sido ‘deixada de lado’.
Nos outros corredores de Blumenau, além da sinalização vertical (as placas), também existe a sinalização horizontal (a pintura ‘no chão’) indicando ‘ônibus’. Na Rua Itajaí, por exemplo, seriam necessárias cerca de seis destas pinturas – a meu ver -, principalmente no início do corredor e nas imediações da Ponte dos Arcos e do Hospital Santo Antônio.
Estas imagens foram enviadas à Prefeitura de Blumenau. Esperamos ‘voltar aqui’ em breve com alguma resposta ou solução para esta demanda.