·

Entidades cobram melhorias no transporte intermunicipal

Devido a solicitação de associados, ACIG, CDL e AMPE de Gaspar e Ilhota se unem para solicitar ao poder público condições mais adequadas da prestação de serviço da empresa responsável pelas linhas de ônibus que ligam as cidades à Blumenau.

De acordo com a assessoria de uma das entidades, somente em uma das maiores empresas de Gaspar, cerca de 40% dos colaboradores que utilizam transporte público dependem das linhas. O percentual é significativo e a situação dos serviços prestados pelo transporte intermunicipal interfere diretamente na rotina de produção da corporação.

“Fomos acionados por alguns de nossos associados sobre essa questão das dificuldades enfrentadas no transporte intermunicipal. O problema afeta a produtividade das empresas locais e como entidade facilitadora e mediadora entre a comunidade e o poder público, entendemos que algumas medidas precisam ser tomadas para a prestação de serviço de qualidade”, afirma Edemar Enio Wieser, presidente da ACIG (Associação Empresarial de Gaspar), que encabeça o ofício entregue à Prefeitura. “Nosso papel é cobrar um respaldo do Poder Executivo, responsável pela contratação destes serviços, que precisam atender às necessidades da comunidade de maneira adequada”, destaca. 

Segundo os usuários, o ponto crítico do serviço ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, com constantes quebras de veículos, falta de cumprimento nos horários e superlotação em horários de pico. Em março, de acordo com informações repassadas pela Viação Verde Vale, responsável pelo serviço, os ônibus passaram por manutenção. “As ocorrências envolvendo quebra de veículos diminuíram, mas a situação ainda está longe de ser a ideal. O número de ônibus continua sendo insuficiente e toda a situação vem gerando insegurança para a comunidade. Temos colaboradores que não sabem que horas vão poder chegar no seu destino, seja no trabalho ou em casa. A instabilidade do serviço também gera despesa extra, pois muitas vezes, para fazer cumprir seu compromisso, o usuário precisa utilizar de outros meios de transporte, como aplicativos, por exemplo”, comenta Antônio Schmitt, da área de Recursos Humanos de uma empresa afetada.

Ainda – segundo a assessoria de uma das entidades empresariais – é aguardado o retorno da Prefeitura com a resposta ao ofício encaminhado pelas entidades em março.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Gaspar se manifestou em nota: “Desde antes mesmo do ofício das entidades empresariais, a Prefeitura de Gaspar vem cobrando o Governo do Estado providências e ações referente ao transporte intermunicipal. O Governo Municipal recebe, com frequência, o registro de usuários do transporte coletivo referente a falta de linhas, atrasos entre outras situações, porém a ARESC (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina) é a responsável por fiscalizar e orientar a prestação desse tipo de serviço. O prefeito Kleber Wan-Dall solicitou, mais uma vez, uma agenda com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado e aguarda retorno para buscar formas de auxiliar na solução desse problema que afeta a população de Gaspar e região. O tema também é frequentemente debatido no âmbito da AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu)”, comunicou a Prefeitura de Gaspar.

Fonte: TV Gaspar

Posts Similares

Deixe um comentário