Lembrei dos ônibus
Da primeira vez que estive nos Estados Unidos – em 2019 – a viagem foi excelente. Mesmo assim, voltei pra casa com um pequeno arrependimento: não ter separado nenhum momento para fotografar ou andar de ônibus. Aquela viagem foi planejada por meses, mas confesso que acabei não pensando em nada relacionado ao tema para aqueles dias. Depois disso, sempre destino alguns minutos das minhas viagens para fazer fotos dos ônibus. Dessa forma, consegui fazer alguns registros em Salvador, São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, entre 2021 e 2022.
Para a minha segunda ida aos Estados Unidos, as coisas aconteceram bem mais rápido. Deixei tudo para ‘cima da hora’. Não consegui fazer um planejamento adequado. Basicamente ajeitei duas semanas livres na agenda, mas para isso teria de focar ainda mais no trabalho nos dias anteriores e posteriores à viagem.
Deixei para comprar as passagens cerca de uma semana antes da data da viagem. Os voos por Navegantes e Florianópolis – as opções mais perto de casa – estavam com as tarifas bem acima do razoável, então optei por fazer ida e volta a partir de Curitiba. Mesmo com o deslocamento e pagando estacionamento para duas semanas, os valores compensariam bastante quando comparados as outras duas opções.
Conhecia um estacionamento ‘alternativo’ bem interessante nas imediações do aeroporto. O Estacionamento Hangar Vip fica a cerca de 1,5km do terminal. Eles têm o valor da diária mais atrativo e utilizam alguns Volares para fazer o traslado entre estacionamento e aeroporto.
Naquele momento ‘caiu a ficha’
Quando embarquei em um destes Volares sentido Aeroporto Afonso Pena, foi a primeira vez que relaxei naquela semana. Como falei anteriormente, para que conseguisse adiantar os serviços e ficar duas semanas fora, precisei entregar o dobro – ou mais – nos dias anteriores. Somado a isso, considere o longo trajeto ‘casa – aeroporto’ atravessando boa parte do Litoral Norte de Santa Catarina e o trecho problemático da BR-376 entre Santa Catarina e Paraná.
Naquele momento ‘caiu a ficha’. Decidi dar um jeito de fotografar alguns ônibus em solo estadunidense. Se possível queria andar também. Para economizar espaço na mala não havia trazido câmera, mas daria um jeito fazendo fotos com o celular, pegando uma câmera emprestada ou comprando uma nova.
Nas duas semanas de viagem, consegui conhecer o sistema de transporte por ônibus nos parques da Disney, andar com os ônibus da NJ Transit entre New Jersey e New York e, ainda, fotografar ônibus na região de Manhattan, em New York City. Em breve traremos os detalhes destas experiências.