Secretaria de Infraestrutura abre edital para volta da linha de ônibus do Gaspar Alto
Após articulação junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura, a linha de ônibus ligando Gaspar Alto a Blumenau está liberada para edital e, posteriormente, volta ao funcionamento. A linha foi suspensa em outubro de 2015, quando a empresa Santa Teresinha alegou prejuízo econômico e interrompeu as operações.
Após oito meses sem transporte público, em julho de 2016 a empresa Candy Tur assumiu a linha, oferecendo sete partidas do bairro Gaspar Alto para Blumenau e sete viagens no sentido Blumenau para Gaspar Alto. Em decorrência da pandemia do COVID-19, em 2020 houve novamente a suspensão da linha, que permanece sem operação até o momento.
Aproximadamente 60 alunos gasparenses frequentam a Escola Celso Ramos, em Blumenau, devido à proximidade do bairro com a cidade vizinha. Esses alunos são transportados por meio de fretamento, o que impossibilita o uso desse transporte por outros moradores do bairro.
A comunidade do bairro Gaspar Alto, por meio de suas lideranças e associação de moradores, informou à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade a necessidade do retorno da linha intermunicipal para atender aos trabalhadores, alunos e a comunidade em geral. Há relatos de não contratação de funcionários por parte de empresas de Blumenau devido à falta de transporte público. Diante disso, a secretaria está oferecendo novamente a linha por meio de um processo simplificado, permitindo que as empresas interessadas na execução desse transporte participem do processo.
Fonte: Jornal Metas