Pintura antiga da Catarinense está perto do fim
A pintura clássica da Auto Viação Catarinense – utilizada por mais de 30 anos – está prestes a ser eliminada por completo da frota da empresa. Isto porque restam somente quatro veículos em circulação que ainda possuem as tradicionais faixas azul e vermelha cortando a carroceria. Em relação aos quase 300 veículos da frota, as quatro unidades representam menos de 1,5% deste total.
Apresentada em agosto de 2011 após mais de um ano de projeto, a nova pintura divide opiniões. Em respeito a história da empresa, foram mantidas as características mais marcantes de sua identidade. O branco foi mantido como cor predominante, bem como o vermelho e o azul da antiga pintura. Para a imagem da empresa, uma renovação na identidade visual normalmente é vista com bons olhos. Somente um trabalho de bom gosto e de muita qualidade poderia substituir a altura a antiga padronização. Certamente a equipe de marketing da empresa – em parceria com a Missemota Design (São Paulo/SP) – conseguiu fazê-lo da melhor maneira possível.
Os últimos veículos com a pintura antiga
Está cada vez mais difícil de encontrar em circulação algum veículo com a pintura antiga. A série 31 – incorporada em 2010 – foi a última onde os veículos vieram de fábrica com esta pintura, enquanto a série 32 foi a primeira que recebeu a nova padronização. Com o passar do tempo, vários veículos das séries 31 e anteriores tiveram suas pinturas substituídas em decorrência de manutenções maiores e reformas, fazendo com que atualmente apenas as unidades 3101, 3103, 3107 e 3115 ostentem a padronização clássica.
A antiga pintura é ser muito bonita, mas o novo padrão tornou a frota muito mais vistosa e era necessária para trazer novos ares à empresa.